quarta-feira, 2 de maio de 2012

Casamento: a preparação começa...

Escolhendo a data do Casamento!

Com 01 ano ou até 06 meses antes do casamento:

Cerimônia Civil e Cerimônia religiosa: Definam o dia e horário para as cerimônias.Voces já podem ter alguma idéia em mente:

“Quando terminarmos a reforma do nosso cantinho.”
“A data do nosso aniversário de namoro no ano que vem.”
“No dia em que nos conhecemos.”
“Assim que terminar a faculdade ou pós-graduação.”

Levem em consideração o trabalho de vocês, as possíveis férias, feriados.
Esse prazo é bom, porque é quando vocês vão iniciar os planejamentos financeiros e fazer com que todos os sonho sejam realidade.
Verifiquem a disponibilidade de data e horário de uma ou mais igrejas, isso pode ser feito por telefone e ajuda bastante, pois na correria às vezes chegamos na hora errada.
Se vocês já participam de alguma paróquia, essa comunicação fica mais fácil. Iniciem com a documentação exigida, deixem agendados todos os compromissos exigidos pela Igreja e pelo Cartório. Deixem essa documentação pronta o quanto antes, garantindo que os proclames serão noticiados, os cursos exigidos serão feitos, etc.
Se vocês já decidiram a data do casamento então podem começar a organizar a Lista dos desejos de Noiva/Noivo e a realidade do orçamento:
O primeiro item: Compre uma agenda!.......rss....é tanta coisa para anotar, pesquisar, além disso como é possível se lembrar do nome ou endereço daquela mulher que faz doces maravilhooooosos e com preço sensacional que a moça na fila do banco te disse?? 

Agenda Personalizada Nina Art
Agenda Personalizada - imagem do google




















Agora vem uma parte gostosa, que vocês já conversaram antes e só falta colocar no papel e avaliar! Conte com todo romantismo de sempre, que o momento exige e vocês não precisam definir nada agora, mas é legal ir tendo ideias e anotando tudo:

Vai ser um casamento só no civil? Quem serão os padrinhos? Quantos convidados? Faremos um jantar, churrasco ou iremos para um restaurante? Teremos lua-de-mel e para onde vamos? E lá vai imaginação!!

E o casamento religioso? Quem serão nossos padrinhos, daminhas? Faremos recepção no estilo romântico, rústico ou pomposo e tradicional? Será na praia, fazenda ou no melhor salão de festas da cidade? E roupas? Aluguel, compra, reforma do vestido da sua mãe? Olha quanta coisa! E vocês tem que resolver isso juntos, com idéias diferentes, famílias diferentes, as tias loucas para dar aquela idéia m a r a v i l h o s a, as primas empurrando as filhinhas para serem daminhas! Jesuiiiis! 

Para realizarem o casamento é necessário que voces entrem em contato com a igreja (Cerimônia Religiosa) e com o Cartório de Registro Civel. Essa lista é básica e  pode variar conforme a região do Brasil em que voce mora.

Documentos para o Casamento Religioso:
  • Certidão de batismo atualizada, de ambos os noivos;
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Comprovante de freqüência do curso dos noivos;
  • Protocolo do processo civil;
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.;
  • Autorização dos pais ou responsáveis para os noivos, caso sejam menores de 21 anos.
  • A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde residem o noivo ou a noiva. Para casar fora de sua igreja, é necessário que os noivos solicitem a transferência para a paróquia escolhida.
  • Os noivos não batizados precisam procurar o pároco seis meses antes do casamento, para regularizar a situação, o curso de noivos também é condição obrigatória, procure então informações na secretaria de sua paróquia na Igreja Católica. 
  • Leve sempre todas as vias originais.

Documentos para Casamento Civil

 Certidão de Casamento
  • Cópia autenticada da certidão de nascimento dos noivos.
  • Cópia autenticada da Carteira de Identidade dos noivos (tire frente e verso do mesmo lado).
  • Cópia de um comprovante de residência dos noivos (luz, telefone, etc)
  • Cópia de identidade dos padrinhos (que servirão somente para ajudar a tirar os dados na hora de preencher os formulários).
  • Caso um dos noivos forem extrangeiros: Levar cópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).
  • Se viúvo: Levar cópia autenticada da certidão de casamento anterior e da certidão de óbito do cônjuge.
  • Se divorciado: Levar cópia autenticada de certidão de casamento anterior e da averbação do divórcio (no verso da mesma).
  • Se menor de 21 anos: devem comparecer ao cartório acompanhados dos pais ou responsáveis. Levar cópia autenticada da carteira de identidade (dos noivos). Caso um dos pais seja falecido, levar a certidão de óbito. Se ambos forem falecidos, então somente um responsável ou tutor deverá levar a cópia autenticada de tutela e da carteira de identidade. 
  • Leve sempre todas as vias originais. 
Acesse os portais e encontre Cartórios de Registro Civil em Ribeirão Preto: 

Agora chegou o desafio! Respire fundo, arregace as mangas e muita vitamica C, energéticos e relaxantes musculares também são importantes, além de muita paciência.
Enquanto voces preparam a lista de documentos básica, xerox e autenticações, podem ir escolhendo a Igreja dos sonhos, verificando disponibilidades de datas e horários, etc. Igrejas famosas exigem reservas com muita antecedência, então apresse-se. Tenha sempre em mente o "Plano B" para qualquer decisão.
Agora relaxe, positividade e divirta-se. Escolha a Igreja:
Abadia de Westminster - Londres
Notre Dame - Paris


Catedral da Sé - São Paulo
Mosteiro de São Bento - Rio de Janeiro
Catedral de Brasília - Distrito Federal
Igreja Nossa Senhora D'Ajuda - Arraial D'Ajuda - Bahia
Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia


Igreja Nossa Senhora Aparecida - São Paulo
Catedral São Sebastião - Ribeirão Preto-SP

Igreja Nossa Senhora de Fatima - Ribeirão Preto-SP  visite: http://www.arquidioceserp.org.br

Voce pode visitar esse blog e ver fotos de 99 Igrejas do Brasil e do mundo:

 Meninas, me contem em qual Igreja casaram ou 
quem ainda não casou qual seu sonho de Igreja?

E já podem pensar: Lista dos desejos de Noiva e realidade do orçamento, Cerimonial e Assessoria.
bjim,





4 comentários:

  1. Nossa amiga...quanta coisa pra pensar!
    Acho que vou precisar de mais uns 2 anos kkkkk
    (acho que eu que estou enrolando meu noivo) hehehe.

    Então, questão de igreja no meu caso é bem complicado, porque eu frequento igreja evangelica e ele católica. Ele já disse que não casa em outra igreja q não seja católica, e meu sonho é casar na católica mesmo. Acho a cerimônia mais bonita. Porém, o "POVO" preconceituoso critica de eu ir na evangelica e casar na católica, daí vem a pergunta Deus não é 1 só!
    É cada coisa néh, mas enfim! Acho que vou casar na catedral da cidade de onde moro...acho linda... Adorei o post e vou providênciar o caderninho mesmo....hushusus
    Beijão!

    www.blogdalikah.com

    ResponderExcluir
  2. São muitos preparativos, acho que eu vou pirar se um dia eu resolver casa na igreja, são MUITOS detalhes para resolver.
    Beijos, Jeh Galvão (Blog Horadamake)

    ResponderExcluir
  3. Genteee, é tanta coisa que eu tô pensando em só me juntar, KKKKKKK

    Mentira, sou louca pra casar de verdade. Mas não vou dá conta disso sozinha, e quanto a Igreja... A De São Francisco aqui na Bahia é perfeita, vou sempre lá. Moveis da Era Brasil Colonial, toda banhada em ouro #perfeita... Talvez eu case lá, hehe

    Beijooos e adorei as dicas

    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida amiga,obrigada pela sua visita tão fofa viu...ufaa,já me casei,mas na época gastamos muito,mas valeu a pena.Beijos e volte sempre viu.
    http://diferencial2000.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Se voce tem dúvidas, sugestões, críticas deixe seu recado ou seu email que entro em contato com vc!
Bjim,

Me leve com voce


Dé@ Brasil Cabelos © feito por. Jennyfer Rodrigues S.B detonando.